#
Artigos
Dicas
Dicas

Mobiliário X Qualidade


Como garantir que o mobiliário que se adquire possua a qualidade mínima esperada?

Como ter certeza que vamos receber aquilo que realmente desejamos comprar?

Vamos então, discutir sobre pequenas coisas que podem influenciar, e muito, a qualidade daquilo que adquirimos.

Entre as duas especificações abaixo, qual delas, teoricamente, garantiria uma compra de qualidade?

  1. Armário alto com as dimensões (A-L-P) 180-80-60 cm, confeccionado em madeira.

  2. Armário alto com as dimensões (A-L-P) 180-80-60 cm confeccionado em chapa de madeira MDF, com espessura de 18 mm, revestida em ambas as faces com laminado melamínico de baixa pressão.
A especificação de número 2 claramente apresenta bem mais detalhes do que a de número 1 e isso ajudaria na aquisição de um produto de melhor qualidade.

Mas será que somente o que está descrito na especificação de número 2 seria suficiente para garantir a aquisição de um armário de qualidade e que correspondesse às nossas necessidades?

Infelizmente não.

Para se garantir a aquisição de um item que atenda plenamente as nossas necessidades é imprescindível detalhar o máximo possível o que estamos tentando adquirir.

A especificação de número 2 detalha apenas uma parte do material necessário para a confecção do armário.

E as prateleiras, as portas, a fechadura, os puxadores, o fundo, a base? Não deveriam ser descritas também?

Quanto mais detalhes colocarmos na especificação técnica, mais fácil fica adquirir exatamente o que queremos.



Mas uma preocupação que deve ser constante é nunca direcionar a especificação. Seja para o que for.

Se direcionarmos a especificação para algum fornecedor/fabricante em especial estamos correndo um grande risco de ou pagar mais caro pelo armário ou ficarmos na mão apenas de alguns poucos fornecedores, o que quase nunca é uma alternativa inteligente.

Vamos acrescentar mais alguns detalhes na nossa especificação?

Portas - duas portas tipo charneira em chapa de madeira MDF, com espessura de 18 mm, revestidas em ambas as faces com laminado melamínico de alta pressão.

Prateleiras – em número de 4 (quatro) em chapa de madeira MDF, com espessura de 18 mm, revestida em ambas as faces com laminado melamínico de baixa pressão.

Fechadura - tipo cilindro, com rotação de 360°, lingueta sem rotação, própria para armário de madeira.

Fundo - em chapa de madeira MDF, com espessura de 5 mm, revestida em ambas as faces com laminado melamínico de baixa pressão.

Base - quadro metálico soldado com perfis industriais de aço tipo metalon 60 mm x 30 mm e espessura de 1,5 mm, na cor grafite. Dotada de sapatas niveladoras reguláveis metálicas.

Nossa especificação agora está muito mais completa e praticamente garante que iremos adquirir exatamente o que queremos não é?

Novamente. Infelizmente não.

Uma especificação técnica, por melhor que seja elaborada, não garante por si só a compra de produtos de qualidade.

É imprescindível termos uma especificação técnica bem elaborada para garantir que estejamos comprando exatamente o que queremos, mas somente ela não garante que nossa compra esteja correta.

Somente com a análise do produto quando da compra podemos começar a garantir que o produto adquirido nos atenda perfeitamente.

 

Portanto é extremamente importante exigir um protótipo que atenda exatamente o que desejamos comprar antes da compra ser efetuada.

Somente com a análise detalhada do protótipo a ser apresentado poderemos saber se a empresa que o apresentou tem condições ou não de entregar o que desejamos.

E eu disse “exigir um protótipo que atenda exatamente o que desejamos” porque sempre existem aqueles espertinhos que irão dizer que o protótipo apresentado tem algumas imperfeições que serão consertadas quando da entrega final.

Ora, se a empresa que está apresentando o protótipo não conseguiu fazer UMA unidade sem imperfeições, como acreditar que ela vai entregar centenas ou milhares do mesmo produto sem as mesmas ou algumas outras imperfeições?

O protótipo entregue pela empresa deverá ser analisado em todos os detalhes descritos na especificação técnica.

Nada deverá ser deixado de lado, mesmo que isso implique na destruição do que estamos analisando.

Esse detalhe – destruição - deverá estar explicitado no edital de compra, para evitarmos reclamações posteriores.

Analisamos detalhadamente o protótipo apresentado e agora podemos ter certeza que os produtos que iremos receber estará exatamente igual ao protótipo analisado.

Novamente. Infelizmente não.

Existem dois tipos de empresas: aquelas que deram o preço certo e irão entregar os produtos exatamente iguais ao protótipo apresentado. Para esse tipo de empresa, fazer errado custa mais caro do que fazer o certo.
E existem empresas, que ou deram o preço errado ou que querem lucrar um pouquinho mais e não tem escrúpulos em aprovar um protótipo e entregar produtos que estão em desacordo com o apresentado em alguns ou em inúmeros itens.

E vamos acrescentar mais um tipo de empresa. Aquela que não tem capacidade de produção para entregar todo o lote igual ao protótipo aprovado e são obrigadas a fazer algumas modificações aqui e ali para não perder o prazo de entrega e ficar sujeita a multas.

 

Para garantir que iremos receber exatamente o que queremos e o que foi aprovado no protótipo será necessário analisar uma amostragem do lote pronto antes da entrega final.

A empresa fornecedora deverá avisar o comprador que o lote número X está pronto para ser entregue.

O comprador pode agendar a data da visita de vistoria ou simplesmente avisar que vai aparecer entre os dias X e Y, não o explicitando exatamente.

Uma vez nas instalações do fornecedor, o representante do comprador irá solicitar que alguns dos produtos prontos sejam levados para uma área onde serão analisados o mais detalhadamente possível.

Essa conjunção de fatores, especificação bem detalhada, análise do protótipo e análise de uma amostragem do material a ser entregue é a única maneira de ser ter 100% de certeza de que estamos adquirindo e recebendo exatamente o que desejamos.


 

Roberto Palmer
EQual Consultoria em Qualidade – Brasília-DF

Copyright © 2010-2015 - Equal Consultoria em Qualidade - Todos os direitos reservados