#
Dicas e Curiosidades
Curiosidades
Curiosidades
Em uma compra muito grande de móveis, visitamos empresas por todo o Brasil para verificar a capacidade de produção e analisar o protótipo que devia ser apresentado.

Uma das empresas que ficamos conhecendo quando desta compra era, na ocasião, uma empresa de pequeno porte, mas como o protótipo apresentado estava totalmente de acordo com o projeto, a empresa foi aprovada, com a recomendação de aquisição de mais algumas máquinas. O protótipo apresentado por ela, na realidade, foi o protótipo mais bem feito entre todos os analisados.

Esta empresa também veio a ganhar outros lotes posteriormente, devido às impugnações de empresas que estavam à sua frente.

O resultado foi que a empresa cresceu bastante e hoje possui uma grande área construída com quatro galpões industriais e maquinários de última geração.

Outra curiosidade sobre essa empresa é que um de seus diretores, que é o responsável pela leitura dos projetos e que, até hoje, se considera um marceneiro, independentemente de sua posição hierárquica na empresa, sempre se preocupa demais quando da análise dos protótipos.

Essa empresa nunca teve nenhuma de suas amostras impugnadas e quase sempre acrescenta detalhes aos móveis, tornando-os melhor do que o exigido no projeto.

Durante um tempo, o BB analisava o material a ser entregue ainda nas instalações do fornecedor. Isso evitava o recebimento de móveis em desacordo com o projeto.

Pois fazer um protótipo que obedeça ao projeto é fácil, mas fazer centenas é um pouco mais complicado. Essa empresa sempre conseguiu fazer os móveis de acordo com o projeto, independentemente da quantidade.

Mas, apesar de nunca termos identificado nada de errado nos protótipos em todas as cinco visitas efetuadas na empresa, o diretor estava sempre nervoso e passou a chamar esse nervosismo de TPVBB – Tensão Pré Vistoria do Banco do Brasil.

De nada adiantou explicar que o nervosismo não tinha razão de ser, em função do histórico da empresa, mas nunca fomos convincentes o suficiente para que ele deixasse o nervosismo de lado.

Essa empresa continua fornecendo móveis para o BB e, embora, hoje não exista mais as análises efetuadas em fábrica antes da entrega dos produtos, a empresa continua virgem em matérias de impugnações de amostras/protótipos.


Copyright © 2010-2015 - Equal Consultoria em Qualidade - Todos os direitos reservados