#
Dicas e Curiosidades
Curiosidades
Curiosidades

Outra área que também é cheia de histórias é a de Cartões Plásticos, de crédito e débito.

 

Uma das grandes empresas fabricantes de cartão teve uma das suas entregas devolvidas, pois o cartão estava maior do que deveria.


A norma ISO 7811/6 para cartões possui limites muito bem definidos para cada dimensão do cartão, espessura, altura e largura.


Na altura, o cartão pode variar de 53,92 a 54,03 mm. É um limite pequeno e a empresa precisa cuidar muito bem da sua ferramenta de corte para que essas dimensões estejam de acordo com a norma.


Na análise efetuada na amostragem, encontramos cartões com altura de 54,13 mm.


As medidas indicadas na norma são para cartões ainda sem gravação. No processo de gravação, os cartões aumentam de tamanho, pois o embossamento (gravação em alto relevo) "deforma" o cartão, fazendo com que ele aumente um pouco de tamanho.

 

As dimensões indicadas na norma garantem que mesmo após o processo de gravação, o tamanho final dos cartões ainda esteja de acordo com o espaço existente nos equipamentos de leitura.


Pois bem. Se sem gravação, o cartão analisado media 54,13 mm, o tamanho final, após a gravação em relevo, com certeza, seria incompatível com os espaços interno das leitoras.


Após a devolução, a empresa enviou alguns técnicos, pois a nossa medição, segundo eles, estava errada e era praticamente impossível que o cartão estivesse com as medidas indicadas por nós.


Na reunião com os técnicos da empresa, eles nos mostraram o equipamento que usavam para realizar a medição dos cartões. Um conjunto de dois relógios comparadores, que ainda não conhecíamos.

 

Mostramos os cartões com as dimensões em desacordo e eles colocaram estes cartões no equipamento trazido por eles e nos mostraram que a dimensão estava correta.


Perguntamos, então, como era usado aquele equipamento e eles nos informaram que os cartões eram sempre colocados na mesma posição e medidos um após o outro.


O que nós não dissemos era que o cartão que entregamos a eles era o maior deles – com altura de 54,13 mm.


Pedimos então que eles movimentassem o cartão de um lado para o outro ao invés de medir sempre na mesma posição.


Quando fizeram isso, a reação foi um "Ihhhhhhhhh", seguida por um silêncio constrangedor.


Aguardei um tempo até que eles pudessem se recompor e mostrei que o método de medição que estavam utilizando não era o ideal além do que a ponta do medidor também não era a mais indicada para aquele tipo de medição.


Depois de nossa demonstração, eles tiveram que retirar os cartões devolvidos e providenciar a fabricação de um novo lote e tiveram, também, que trocar a ferramenta de corte.


Copyright © 2010-2015 - Equal Consultoria em Qualidade - Todos os direitos reservados