#
Dicas e Curiosidades
Dicas
Dicas

Porque os lápis quebram a ponta ao serem apontados?

Porque o grafite não está centralizado

 

  • Ao se olhar a parte de trás do lápis, podemos ver claramente se
    o grafite está centralizado ou não;

  • Caso o grafite esteja deslocado do centro, a tendência é
    quebrar a ponta sempre que tentamos apontar;

  • Dê preferência, portanto, aos lápis no quais podemos visualizar
    a parte de trás e não àqueles que possuem algo tapando esta
    parte como borrachas ou diferentes acabamentos.
Curiosidades
Curiosidades
Para cartuchos de impressora laser, o processo de aquisição do BB era completamente diferente do então existente no mercado.

Primeiro, existe uma especificação técnica detalhada e alguns testes de impressão que foram desenvolvidos logo no inicio do processo.

 

Nas licitações efetuadas, a empresa de menor preço era obrigada a entregar cinco amostras para avaliação técnica.

 

Nesta avaliação eram checados todos os itens constantes da especificação técnica e eram realizados oito diferentes tipos de teste de impressão, todos desenvolvidos no laboratório do BB.

 

Em uma destas licitações, a amostra de um dos participantes foi impugnada por alguns motivos que foram considerados graves.

 

Essa mesma empresa veio a ser impugnada mais uma ou duas vezes em licitações posteriores.

 

Um dia recebemos a visita do proprietário da empresa. Um cara enorme, na altura e na largura.

 

Sem saber que o BB analisava os produtos em detalhe, foi logo reclamando que o material dele havia sido impugnado três vezes e que a empresa dele tinha alguns anos de mercado e que ele não entendia o porquê das impugnações.

 

Fui atrás dos processos e dos motivos das impugnações e expliquei ao representante da empresa, em detalhes, o motivo de cada impugnação. O que havíamos achado de errado e como deveria ter sido feito para que fossem aprovados.

 

O representante da empresa, após ouvir algumas das explicações, soltou a seguinte expressão "Ihhh, você entende do que está falando.".

 

Convidei-o, então, para a nossa sala de reunião onde mostrei os cartuchos que haviam sido impugnados e os testes que mostravam as falhas detectadas quando da análise.

Essa empresa, depois da visita de seu representante, modificou vários de seus processos internos, e reduziu, sensivelmente, a quantidade de falhas detectadas em seus produtos.

 

E hoje é um dos fornecedores mais constantes do BB e o que menos possui impugnações e/ou devoluções de seus produtos.


Copyright © 2010-2015 - Equal Consultoria em Qualidade - Todos os direitos reservados